domingo, 4 de março de 2012


Procurador lembra recursos dentro do TCE, mas vai solicitar a lista dos inadimplentes que são considerados “Ficha Sujas

PUBLICAÇÃO: 03.03.2012
O procurador Regional Eleitoral,  Paulo Sérgio Rocha reconheceu em entrevista a Tribuna do Norte, que nem todo gestor que teve parecer prévio desaprovando as contas no Tribunal de Contas do Estado (TCE) é um “Ficha Suja”. “Vou solicitar essa lista porque quem sabe quem foi condenado ou não, há também os recursos que são feitos dentro do próprio TCE, mas vou perguntar ao TCE aqueles que tiveram contas reprovadas mesmo”, mencionou.

Quando acontece um parecer prévio desfavorável, o TCE encaminha as contas as Câmaras Municipais, que podem derrubar por dois terços a decisão ou acompanhar o TCE. Antes, o gestor tem direito a um pedido de reconsideração de contas. Existem também as documentações comprobatórias, que se não tiver uma multa insanável, o gestor pode pagar a multa e ficar livre de ter seu nome na lista dos inadimplentes. O que vai dizer se um gestor é “Ficha Suja” são as listas que os Tribunais enviam para a Justiça Eleitoral. Quem estiver nesta lista é considerado “Ficha Suja”.

 2015
Procurador quer a lista dos inadimplentes do TCE
 
Os candidatos que tiverem contas desaprovadas no Tribunal de Contas do Estado é ficha suja?

A lei faz umas exigências técnicas, mas nós já vamos pedir para que o Tribunal informe aqueles que se enquadrem exatamente na situação descrita na lei complementar 135, ou seja, na lei da Ficha Limpa. Não quero nem mais e nem menos. Vou solicitar que o Tribunal de Contas informe a hipótese legal. As pessoas que o Tribunal de Contas responder que se enquadram naquelas situações serão inelegíveis. Caso apresentem pedido de registro o partido oponente ou o Ministério Público vai representar.

Então o senhor já vai solicitar essa lista prévia para o Tribunal de Contas do Estado?

Exatamente. Vou solicitar essa lista porque quem sabe quem foi condenado ou não, há também os recursos que são feitos dentro do próprio Tribunal, mas vou perguntar ao TCE aqueles que tiveram contas reprovadas mesmo.

O senhor deve protocolar o pedido dessa lista quando?

Eu assumi hoje (quinta-feira passada). Primeiramente preciso me reunir com os promotores eleitorais, sentir o feedback deles, a dificuldade deles. Até porque vamos à caça não só da hipótese da lei da Ficha Limpa, mas de todas as demais. Essa de contas reprovadas no Tribunal de Contas, pessoas que foram condenadas por improbidade administrativas e tiveram condenação mantidas no Tribunal, pessoas que foram condenadas em ações penais e foram mantidas (as condenações) nos tribunais. Vamos à caça, buscar a lista dessas pessoas. Vamos ficar com a lista debaixo do braço. Se a pessoa que está na lista apresente o registro de candidatura não será possível.

POSTADO PELA TRIBUNA DO NORTE